Museu de Minerais e Rochas

O Programa Museu de Minerais e Rochas é uma iniciativa do Laboratório de Geologia, do Departamento de Oceanografia da UFES, com o objetivo de difundir, para além dos muros da Universidade, o conhecimento sobre as ciências naturais relacionadas à Geologia e aos Recursos Minerais, no contexto educacional da sociedade e norteado para a divulgação e popularização da ciência. O Museu contém um acervo de minerais e rochas, com amostras dos principais minerais existentes, de vários tipos de minérios, das rochas mais comuns no Espírito Santo e no Brasil, e de fósseis. É um espaço onde acontecem também aulas de disciplinas como Mineralogia, Geologia e outras, para os cursos de Oceanografia, Geografia, Química e Ciências Biológicas.

O programa atende a grupos de estudantes de Ensino Fundamental, Médio e Superior para visitas didáticas orientadas sobre Geologia e recursos minerais para complementação aos conteúdos das disciplinas de Geografia e Ciências; oferta apoio a trabalhos escolares sobre minerais, rochas e assuntos correlatos à Geologia. Empresta amostras para uso didático e em exposições e ministra cursos de curta duração para professores, como subsídio às suas atividades didáticas no campo da Geologia. Atende, também, a pessoas interessadas em recursos minerais, através de classificação de amostras de minerais, rochas e minérios e fornecimento de informações técnicas, econômicas e jurídicas.

– Apoio didático a professores e estudantes;
– Identificação e classificação de amostras de minerais, rochas e minérios;
– Paleontologia: fósseis e aspectos da evolução da vida na Terra;
– Informações técnicas, econômicas e jurídicas sobre recursos minerais;
– Aspectos do planeta Terra.

Segunda a sexta-feira, de 13:00 às 17:00

(27) 4009-7658 / (27) 4009-2506 / (27) 4009-2507

Museu de Minerais e Rochas.
Prédio IC-II, 2º andar.
Departamento de Oceanografia – DOC.
Centro de Ciências Humanas e Naturais – CCHN.
Universidade Federal do Espírito Santo – campus de Goiabeiras.