Maquete Transformações de Energia (Garrafópolis)

O Projeto Maquete Transformações de Energia (Garrafópolis) foi desenvolvido a partir de uma dissertação de mestrado profissional do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física e com o apoio do Departamento de Física da UFES e tem por objetivo promover a popularização e a divulgação científica da energia e suas transformações. A maquete representa diferentes tipos de fontes de energia e sete usinas de transformação, ressaltando a presença da energia em vários eventos naturais e nos provocados pelo homem, abordando suas vantagens e desvantagens, as interações das usinas com a sociedade e com o meio ambiente e os aspectos de políticas públicas para o setor. É destacada a necessidade da pesquisa sobre diferentes matrizes energéticas no país, abordando o fato de que não existe usina pior ou melhor, uma vez que devem ser analisados fatores como condições geográficas, geofísicas e econômicas de cada região.

O projeto atende grupos de estudantes de Ensino Fundamental, Médio e Superior e o público em geral, em visitas de aproximadamente 45 minutos cada. Inicialmente, é feita uma apresentação geral da maquete, seguida de demonstração de cada usina representada, sendo mostrado seu princípio de funcionamento, suas vantagens e desvantagens e sua interação com a sociedade e com o meio ambiente. São utilizados dados do Balanço Energético Nacional, um boletim desenvolvido pelo Ministério de Minas e Energia.

– Energia;
– Transformação de Energia;
– Sustentabilidade Energética.

Agende uma visita através do e-mail rafael.muniz [at] ufes.br ou wathonow [at] gmail.com.

https://www.youtube.com/watch?v=L50l1tQUio8&amp (vídeo demonstrativo)
rafael.muniz [at] ufes.br
wathonow [at] gmail.com

Administração do CCE, Universidade Federal do Espírito Santo – campus de Goiabeiras.