Sobre o "Divulgação da Ciência"

Seja bem-vindo(a) à área de Divulgação da Ciência da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Espírito Santo!

Este espaço objetiva sistematizar e apresentar de uma forma direta à sociedade as ações extensionistas realizadas no contexto da Ciência, Tecnologia, Cultura e Arte, promovendo percursos de conhecimento a partir da ação extensionista institucional denominada Caminhos da Ciência, Cultura e Arte.

O Divulgação da Ciência está em sintonia com os Objetivos Estratégicos da ProEx/UFES. Um destes objetivos é ampliar e consolidar qualitativamente a relação entre a Universidade e a sociedade, desenvolvendo ações de extensão por meio de processos educativos, culturais e científicos, articulados com o ensino e a pesquisa, voltados à socialização do conhecimento e à solução de questões regionais, nacionais e internacionais.

O Divulgação da Ciência é uma ação de acesso ao conhecimento das Ciências com o objetivos de, entre outros, desmistificar acontecimentos do cotidiano, ampliar horizontes, oferecer perspectivas futuras à população de jovens, promover discussões, tais como, o papel das Mulheres na Ciência, formas de incentivo a crianças e jovens a seguirem carreiras nas Ciências ou a infusão definitiva em nossas vidas da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável proposto pela ONU em 2015.

Enfim, Divulgação da Ciência é uma ação de promoção da Cultura da Ciência, contribuindo para que seus usuários desenvolvam uma visão crítica do mundo e da sociedade em que vivemos, contribuindo para o desejo de participação de decisões políticas, incluindo as que direcionam o desenvolvimento científico e tecnológico do Brasil.

Solicitamos a todos que percorrerem os percursos desta base de dados da ProEx e da UFES que nos enviem sugestões e críticas para o e-mail: divulgacaodaciencia.proex [at] ufes.br.

Tags: